quarta-feira, 11 de março de 2009

Villa Lobos - Hekel Tavares - Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música (2002) CD

Antes de falar do disco de hoje, gostaria de agradecer aos amigos pelos gentis comentários no post do primeiro aniversário do blog e dos 444 anos do Rio. Um grande abraço a vocês: J. A. Montano, Martoni, Beth, Luiz Eduardo, Beto Palaio, Gilberto Cruvinel, Sérgio, Tereza, Adalberto Day, Figbatera, Florio e Adelino, fiel leitor desde o primeiro post.

*******

O disco de hoje traz na capa, além dos compositores Villa Lobos e Hekel Tavares, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, palco de grandes espetáculos clássicos. Eu pretendia ter feito a publicação no último dia 5, data de nascimento do compositor Villa-Lobos e Dia Nacional da Música Clássica, instituído pelo decreto presidencial no dia 14/01/2009. Por motivo de viagem, só hoje o post vai ao ar.


























Com a excelente Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música, acompanhada pelo pianista Arnaldo Cohen e regência de Roberto Tibiriçá, escolhi duas faixas para a apreciação dos leitores e ouvintes.

O Trenzinho do Caipira
(Villa-Lobos) - Faixa nº01


Ponteio
(Hekel Tavares) - Faixa nº03


*******

O texto do documento sobre a Data Comemorativa, publicado no site do Ministério da Cultura:

"Decreto presidencial institui 5 de março como o 'Dia Nacional da Música Clássica'

O Brasil ganhou mais uma data comemorativa, o Dia Nacional da Música Clássica. O presidente da República, Lula da Silva, e o ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy, assinaram o Decreto que instituiu a celebração em 5 de março.

O dia escolhido recaiu na data de nascimento de um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos. Com o Decreto - que reconhece a importância desse segmento musical para o país - espera-se que a música clássica torne-se mais conhecida por uma parcela maior da população e seja inserida na educação dos jovens.

A partir de agora, a música será homenageada no país nas seguintes datas: 14 de setembro, Dia do Frevo; 27 de setembro, Dia da Música Popular Brasileira; 22 de novembro, Dia Nacional da Música e do Músico; e 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba; além de 5 de março".

2 comentários:

Nice disse...

Venho ensinando músicas antigas para minha neta. Ela decora todas.
Obrigada pelo carinho.

Adelino disse...

Helô, estou escrevendo e ouvindo a faixa 01. Depois vamos à n. 02... Geniais.
A NICE faz muito bem em ensinar músicas antigas e clássicas para a neta. É um costume que na maioria das vezes tem de ser cultivado, eu diria quase imposto (no bom sentido).
Aqui no Rio existia a excelente Rádio OPUS, salvo engano meu, do mesmo grupo do JB. Eu trabalhava ouvindo-a tal a paz que nos trazia. Um oásis num deserto de gritarias... Incrível: num belo, pra não dizer triste dia, fechou por falta de patrocínio... Se fosse dinheiro para uma ONG qualquer o dinheiro viria fácil, eu penso.
Beijos, Helô. Valeu.