domingo, 27 de junho de 2010

Alan Gordon e Hugo Lander - Dois Americanos no Rio (1958)


























Alan Gordon, já falecido, foi proprietário da lendária boate Stardust, em São Paulo. É pai de Lanny Gordin, mestre da guitarra e um dos ícones do cenário musical brasileiro.

Atualização (05-07-2010).
Agradeço ao Luiz Darcy, do Saudades do Rio, um dos melhores Fotologs da Cidade Maravilhosa, pela observação nos comentários sobre a imagem espelhada da capa do disco.

Foi a Noite
(Tom Jobim e Newton Mendonça) - Faixa n° 12
Piano: Alan Gordon
Voz e bateria: Hugo Lander



Foi a noite
Foi o mar eu sei
Foi a lua
Que me fez pensar
Que você me queria outra vez
E que ainda gostava de mim
Ilusão
Eu bebi talvez
Foi amor
Por você bem sei
A saudade aumenta com a distância
E a ilusão é feita de esperança
Foi a noite
Foi o mar eu sei
Foi você

4 comentários:

Gilberto Cruvinel disse...

Incrível como essa canção tem a cara dos anos 60.
Muito linda

Gilberto

Luiz D´ disse...

A capa do disco é muito curiosa pois a foto está espelhada (é preciso dar um "flip horizontal" para que a Lagoa e a praia tomem suas posições verdadeiras.
Tomei até a liberdade de fazer uma montagem mostrando isso em http://fotolog.terra.com.br/luizd:2208

Laura Macedo disse...

Helô,
Sou super fã dessa música. Tenho a letra na ponta da língua e canto(?) muito aqui em casa.

A gravação original (1957), com Sylvinha Telles impressionou o então novato diretor artístico da Odeon, Aloysío de Oliveira: "...o impacto que tive é até hoje indescritível. A construção melódica era uma coisa inteiramente nova dentro dos padrões brasileiros (...) Era a bossa nova na sua maior expressão..."

Beijos saudosos
Laura Macedo

Augusto TM disse...

Olá Heloise,
você por acaso teria o arquivo deste disco para me disponibilizar? Fiquei curioso, gostaria de ouví-lo inteiro.
Se tiver, manda pra mim? :)
toquelinkmusical@gmail.com
A propósito... o Rio em Discos está ótimo.
Um abraço